Vamos continuar nossa viagem na Serra Gaúcha, amiga. Convido-te a conferir os pontos turísticos do Tour do Vinho e da Maria Fumaça, abaixo:
1. TREM MARIA FUMAÇA
No dia #6 das férias Blog Isso Que É Amiga, decidimos fazer o Tour do Vinho e do Trem Maria Fumaça o dia inteiro, com a companhia do Senhor Gilberto da Rosa, guia turístico do passeio.
Comentei detalhadamente o passeio que fizemos no Maria Fumaça, post aqui. Finalizamos o passeio do Maria Fumaça na Estação Carlos Barbosa.
2. LOJA DE FÁBRICA TRAMONTINA
Fomos à loja de fábrica Tramontina, em Carlos Barbosa/RS. Há elevada variedade de artigos para casa, jardinagem, churrasco, inclusive gravar seu nome, por exemplo, na faca, na hora. Achei incrível o robô que eterniza seu nome no artigo de muito estima.
Os preços não estavam convidativos, apesar de 20% de desconto se for mencionar o nome do guia turístico no caixa. Na loja, ouvimos comentários de que a mesma peça ou jogo de peças estava mais em conta em outras redes de lojas de revenda ou no e-commerce.
Minha mãe comprou algumas colheres e facas avulsas para não passarmos em branco na loja [rs]. Ah, você pode despachar as compras por transportadora.
Após a loja Tramontina, fomos à de degustação de queijos e vinhos na loja Fetina de Formaio. Vende-se tudo! Chamou-me a atenção pelo salame de Javali, queijos bem diferentes, e produtos coloniais de cultura italiana. Aqui, mamis comprou apenas alfajor para fazermos um lanche no caminho, muito gostoso!
4. VALE DOS VINHEDOS
Passamos no Vale dos Vinhedos de carro. A recomendação era de não visitarmos as parreiras, porque anteriormente havia perdido a plantação. O intervalo para fazer a primeira colheita das parreiras é de, no mínimo, sete anos. Uma das suspeitas é de turistas trazerem praga para as videiras, enfim. Vamos proteger as parreiras e ter os vinhos brasileiros de qualidade para desgutar
5. RESERVA DA CANTINA
Conhecemos a vinícola Reserva da Cantina, inclusive o local onde a uva é processada e, o vinho, armazenado até o seu produto final.
A visitação e degustação de vinhos e sucos não é paga. Você conhece a história do vinho, desde a Idade Antiga até dias atuais. Viagem no tempo, apresentado por Carlos, enólogo da vinícola.
A Reserva da Cantina aproveita TUDO da uva. A casca e a semente são utilizadas na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética.
Adquirimos algumas garrafas de vinho e espumante para levar pra casa, cada uma por R$ 25. Eles também despacham via transportadora, caso não queira pagar excesso de bagagem ou peso durante o passeio.
6. PARQUE TEMÁTICO EPOPEIA ITALIANA
No Parque Temático Epopeia Italiana, percorremos um trajeto com nove cenários em tamanho real que contam histórias emocionantes da imigração italiana do casal, Lazaro e Rosa.
O passeio no parque termina com uma celebração especial, acompanhada por degustações de suco, vinho e biscoito colonia. Também, há uma loja muito fofa que vende comidas típicas, vinhos, artesanato, lembrancinhas e cosméticos.
7. ASPEN SHOPPING
Última parada do passeio, antes de retornarmos a Gramado: Aspen Shopping, onde vende Malharia, especialmente de inverno, localizado em Nova Petrópolis. No shopping, comprei a capa europeia na cor preta que pode brincar com a imaginação em mais de 10 maneiras diferentes. Já usei nos dias invernais de Brasília.
QUANTO CUSTA, AMIGA?!
Compramos o pacote a conhecer todos os pontos turísticos + almoço em um restaurante tradicional italiano no Vale dos Vinhedos por R$ 230, por pessoa, na Agência Vale de Vinhas Turismo, aqui.
VOLTA A PORTO ALEGRE
Quando chegamos em Gramado, pegamos o carro alugado e partirmos para Porto Alegre. A estrada é ótima e, nesse horário, cerca de 19 a 21h, estava muito tranquilha, numa sexta-feira, e viajamos com o dia ainda claro [ACREDITE!].
Espero que tenha gostado do passeio comigo. Até a próxima!
Beijos, Z